Oralidade e afetividade: Contação de estórias

03/11/2017

A afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade.
(Paulo Freire)

Contar histórias, acontecidas ou inventadas, é uma ação que faz parte nossa essência enquanto seres sociais, enquanto seres humanos. Faz parte da vida em grupo, primeiramente a família, a escola e a sociedade por extensão, dividir as experiências que vivenciamos e atentar para as experiências narradas pelos outros. É assim que nos integramos à sociedade e, pela mesma via, nos apropriamos dos feitos históricos e, portanto, do conhecimento e de nossa humanidade.
A contação de estórias tem sua origem em nosso grupo familiar. O Conto de fadas na hora de dormir, as Reinações de Narizinho lidas pela avó, as histórias da infância contadas por nossos pais nos introduzem no universo da imaginação, do maravilhoso, do fantástico. Mais tarde, a escola irá se dispor a povoar este universo de maneira rica e diversificada através das diferentes histórias que nos serão apresentadas.
Ouvir, ler, contar histórias têm função primordial em nossa formação e, movidos por isso, desenvolvemos este Projeto cujo objeto não é outro senão estimular a afetividade através da contação de estórias que permeiam o imaginário de diferentes gerações.
Os alunos do Ensino Médio trabalharam com a criação e a adaptação de estórias e personagens infantis que serão contadas carinhosamente para os alunos do Berçário e da Educação Infantil.
O trabalho de preparação e orientação para a contação de estórias foi desenvolvido durante o segundo semestre deste ano na disciplina de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, vinculada à disciplina de Língua Portuguesa. O trabalho de produção, adaptação e técnica da contação de estórias foi apresentado e estudado pelos alunos que praticaram, e descobriram, diferentes habilidades no desenvolvimento destas estórias:

* A cigarra Beth e a Formiga Bath – 201 MA
* Desventuras da Chapeuzinho Vermelho – 201 MB
* João e o pé de feijão – 202 MA
* A estória que não te contaram sobre o Lobo Mau – 202 MB
* A filha do moleiro e o Duende – 203 MA
* A história secreta das princesas que soltam pum – 203 MB

Com certeza foram momentos inesquecíveis!

Confira mais fotos deste momento.