O Colégio

O Nosso Colégio

O Colégio Integrado Sônia Marcondes é uma instituição de ensino cujo maior compromisso é o de preparar seus alunos de modo integral, isto é, acadêmico e humano. Desde sua fundação, o Colégio prioriza uma educação personalizada, pautada em importantes valores que formam profissionais responsáveis e seres humanos compromissados com o bem estar do próximo e com o meio ambiente que ocupa. Em nosso Colégio, valorizamos nosso passado e atuamos no presente para construirmos um futuro melhor!

Venha conhecer e fazer parte de nossa história. No Colégio Integrado Sônia Marcondes, você será sempre bem-vindo!

A Nossa História

O começo de tudo está no ano de 1980, quando a Escola Tia Sônia foi fundada pela professora Sônia Regina Sabóia Marcondes, no município de Ibiporã. A primeira instalação, bem modesta, atendia crianças em fase pré-escolar. Mas, sem perder o entusiasmo e a perseverança, o trabalho desenvolvido na Escola Tia Sônia tornou-se referência rapidamente.

Com o passar dos anos, a pequena escola cresceu e transformou-se no Colégio Integrado Sônia Marcondes, que passou a atender alunos desde os primeiros passos no Berçário até as séries finais do Ensino Médio. Com novas e amplas instalações, atualmente é um dos mais conceituados colégios da nossa região.

A Nossa História

Coordenação Pedagógica e Equipe Docente

Cada setor de nosso Colégio conta com Coordenação pedagógica especializada, que atua diretamente com os alunos e os professores, mediando a relação escola-família de modo pessoal e dialógico. Da mesma forma, o corpo docente em cada setor possui formação específica para atuar em nossa equipe, sendo sempre orientado a valorizar o ensino personalizado, acolhedor e global. Para isso, nossos coordenadores, orientadores e professores recebem capacitação contínua através de Cursos e Oficinas ministrados por profissionais de diferentes áreas.

Coordenação Pedagógica e Equipe Docente Coordenação Pedagógica e Equipe Docente

Biblioteca

O hábito de leitura é incentivado dentro e fora das salas de aula em nosso Colégio. Por isso, a Biblioteca é um lugar privilegiado. Nosso acervo disponibiliza para seus alunos, professores e colaboradores, obras literárias para todas as faixa-etárias e livros de literatura especializada nas diferentes áreas do conhecimento para pesquisa e estudo. Além dos livros, possui grande variedade de periódicos que permitem o acesso atualizado e sob várias perspectivas dos saberes que fazem parte do conhecimento.

Biblioteca

O Colégio, a Família e a Sociedade

A vida escolar e o processo de aprendizado devem ser completos e integrais, e isso inclui a participação ativa da família em todas as suas etapas. Por isso, durante todo o ano letivo mantemos uma comunicação aberta e eficaz com as famílias de nossos alunos e buscamos promover momentos em que a família participe ativamente dos acontecimentos de nosso Colégio. Buscamos, também, promover atividades que ensinem a prática de valores como a solidariedade e a paz.

O Colégio, a Família e a Sociedade

Educação Infantil e Berçário

• Atendimento com período integral Bilíngue para alunos do Pré III ao 5º ano.
  • Mesa interativa Educativa para facilitar a alfabetização.
  • Cardápio elaborado e supervisionado por nutricionista, respeitando a faixa etária de cada criança, enviado mensalmente para os pais.
  • Dois parques para recreação da Educação Infantil.
  • Aulas extras semanais de Músicalização, Recreação, Expressão Corporal e Inglês para a Educação Infantil.

• Aulas de Inglês com carga horária estendida e professores especializados.
  • Atividades Extras sem custo adicional - Dança, Coral, Teatro e Futebol.
  • Aulas de Apoio Pedagógico no contra turno (sem custo adicional).
  • Aulas de Química e Física como parte da grade curricular para os alunos do 9º ano com o objetivo de integrar e facilitar o conteúdo com o Ensino Médio.
  • Aulas de Laboratório de Ciências.

Ensino Médio

• Grupo de orientação vocacional para alunos do Ensino Médio com objetivo de atenuar a ansiedade natural desta fase da vida e auxiliar no planejamento do percurso profissional.
  • Disciplinas específicas preparatórias para vestibular na modalidade de contraturno para alunos do 3º ano (sem custo adicional).
  • Professores com ampla experiência na formação de adolescentes.
  • Simulados preparatórios para os vestibulares e para o ENEM desde o primeiro ano.
  • Passeios e atividades em campo (opcionais).
Diferenciais Diferenciais

Matrícula

A documentação garante a efetivação da matrícula e faz parte do processo escolar de seu filho.

Documentos necessários para a efetivação da matrícula:

Requerimento de matrícula;

• 2 fotos 3 x 4 recentes;

• Atestado Anual de Vacina expedido pelo Posto de Saúde;

• Ficha de Matrícula (formulário cedido pelo Colégio);

• Ficha com informações de saúde (formulário cedido pelo Colégio);

• Contrato de prestação de serviço (formulário cedido pelo Colégio).

Os novos alunos precisam acrescentar à lista de documentação:

• Fotocópia da certidão de nascimento, RG e CPF da criança;

• Declaração de transferência e histórico escolar original da escola anterior;

• Para alunos transferidos de escolas particulares - certidão de quitação de débito com a instituição.

Material

Adotamos como suporte pedagógico os livros didáticos elaborados pelo Sistema Positivo de Ensino;

Além do livro impresso, as coleções a partir do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio contam com um livro digital que proporciona aos alunos e professores os benefícios que o trabalho com as novas tecnologias pode oferecer para que as aulas sejam dinâmicas;

Para nós, é fundamental garantir aos nossos alunos uma formação integral que proporciona ao ser humano o saber sentir, saber inovar, saber refletir, saber fazer, saber ser crítico e saber ser ético.