Projeto Inventura

21/03/2019

Orgulhosamente informamos a nossa comunidade escolar e especialmente, aos pais/mães dos nossos alunos do 5º ano do ensino fundamental que o Colégio Sônia Marcondes através de um processo seletivo realizado pela BBC micro:bit Educational Foundation, foi aprovado para participar do programa de pesquisa internacional Inventura Experience Powered by BBC micro:bit, numa concorrência com mais de 200 escolas de todo o Brasil.

O programa Inventura é uma solução educacional concebida para apoiar as escolas no projeto de estimular seus alunos a fazerem descobertas e invenções, desenvolvendo habilidades cognitivas e sociais, aprendendo a ser, a conviver, a fazer e a aprender.

Tem por objetivo ampliar, por meio da programação, da cultura maker (mão na massa) e da aprendizagem por projetos, a capacidade de criação, invenção e resolução de problemas e desafios do mundo real, desenvolvendo nos alunos competências fundamentais como autonomia, protagonismo, cooperação, comunicação e pensamento crítico, envolvendo-os em: domínio da linguagem de programação; projetos práticos e significativos; construção crescente de desafios e; processos criativos e colaborativos.

Sobre a Micro:bit

Micro:bit Educational Foundation, organização mundial sem fins lucrativos tem a missão de inspirar alunos de todo mundo a criar o seu melhor futuro digital. Inicialmente esta fundação elaborou uma pesquisa realizada com alunos na Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia, que mostrou o interesse da nova geração por codificação. Cerca de 90% dos participantes disseram que o BBC micro: bit mostrou a eles que qualquer um pode aprender a programar, sendo que 86% desses estudantes disseram que o dispositivo tornou a Ciência da Computação ainda mais interessante.

Esta mesma pesquisa com o INVENTURA EXPERIENCE será aplicada aqui em nosso Colégio, com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, no período de março a julho de 2019. Este programa veio para inserir linguagem de programação na dinâmica escolar, a partir de uma placa chamada BBC micro:bit, que permite ao aluno criar diversos projetos tecnológicos.

O movimento BBC micro:bit já faz parte da vida de mais de 1 milhão de alunos em todo o mundo. Chegou a vez dos nossos alunos desenvolverem novas habilidades do futuro e aprenderem mais sobre programação e codificação a partir desta solução!

Durante a evolução do programa contaremos mais novidades. Estamos felizes em embarcar nessa experiência!!